30 de abril de 2011










O que é conjutivite ?

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

Quais as principais causas?
· Contaminação do olho com bactérias ou vírus. Os dois tipos de infecção são contagiosos. As virais são as que mais freqüentemente causam epidemias.
· Irritação química é outra causa de conjuntivite. Os causadores podem ser a poluição do ar, sabonetes, spray, maquiagens, cloro, produtos de limpeza, etc.
· Alguns indivíduos apresentam conjuntivite alérgica (sazonal), devido a alergia a polens.

Como a conjuntivite é transmitida?

Pode ser através do contado direto com secreções oculares de uma pessoa infectada transmitidos principalmente pelas mãos, por toalhas, cosméticos ou indiretamente por meio de instrumentos, superfícies ou soluções contaminadas. É muito comum a contaminação dentro do meio familiar, isto é, o contato direto e indireto de um indivíduo infectado com outro da mesma família.

Quais são os sintomas?

A combinação de vários sintomas pode estar presente na conjuntivite como: coceira, olhos avermelhados e lacrimejando em excesso, visão embaçada e sensível à claridade, inchaço das pálpebras, e ainda pode ocorrer também dor de cabeça, mal-estar geral e inflamação nos gânglios.


Quais são os métodos preventivos?

Evitar por as mãos nos olhos e mantê-las sempre limpas. Por ser uma doença transmitida através do contato com qualquer coisa contaminada, os cuidados com a higiene devem ser rigorosos.

Não compartilhar travesseiros, toalhas de rosto e de banho, sabonetes, óculos, maquiagem ou qualquer outro objeto de limpeza.

Limpar os olhos somente com materiais descartáveis.


Não freqüentar ambientes coletivos como shoppings, cinemas, piscinas e praias.

Os pacientes devem ser afastados do ambiente de trabalho e escola para evitar a cadeia de transmissão da doença, por um período de 15 dias.

Procurar um Oftalmologista a mais breve possível .

2 de abril de 2011

O Que você faz quando encontra uma pessoa cega?


Seguem algumas instruções para quem for auxiliar uma pessoas cega. Elas são fáceis e simples de executar!

SE VOCE ANDA COM ELA: Deixe que ela tome seu braço. Não a empurre e, pelo movimento de seu corpo ela saberá o que fazer.

SE VOCE COME COM ELA: Leia-Ihe o menu e os preços. Se ela desejar auxílio corte-Ihe a carne, adoce o café e explique-Ihe a posição dos alimentos no prato.

SE VOCÊ CONVERSA COM ELA: Fale sempre diretamente com ela, nunca através de seu companheiro, pois uma pessoa cega poderá ouvir tão bem ou melhor que você.

SE VOCE A AJUDA A SENTAR-SE: Coloque a mão da pessoa cega sobre o braço ou espaldar da cadeira e ela será capaz de sentar-se facilmente.

SE VOCE VIVE OU TRABALHA COM ELA: Nunca deixe uma porta entreaberta. Avise se a mobília for mudada de lugar.

SE VOCÊ A ORIENTAR: Dê direções do modo mais claro possível, diga DIREITA ou ESQUERDA, de acordo com o caminho que ela segue.

SE ELA ESTÁ SOZINHA: Identifique-se sempre ao entrar num aposento onde se encontra uma pessoa cega sozinha.

SE VOCE FOR A UM LUGAR ESTRANHO COM ELA: Diga-Ihe muito discretamente, onde as coisas estão colocadas no aposento e quais as pessoas presentes: Se estiver em uma festa, veja se ela encontra amigos para conversar, de modo que se divirta tanto quanto você.

Pratique a solidariedade!